Insight da maternidade

Paula Filizola
2 min readMar 25, 2020

Ter filho muda totalmente a rotina. Muda sua visão de mundo. Muda seu corpo, seus horários, suas prioridades. Te remexe tanto por dentro que por vezes é difícil até de se reencontrar. Algumas mudanças, no entanto, não são imediatas. Muito pelo contrário. Elas vão te embalando silenciosamente até que um dia, como um clarão, a ficha cai.

Vivi isso esses dias e quis escrever. Estava tomando banho com a minha filha e enquanto ela cantarolava ensaboando a parede, daquelas coisas que nunca entendemos, mas que fazem a criança tão feliz, eu sorri para ela e pensei: “puta que pariu. Que maneira mais foda de me sentir presente.”

A gente busca meditação, yoga, cursos, terapia, mindfulness e mil outras coisas, mas é na simplicidade de uma criança descobrindo o mundo que nos percebemos no lugar certo, na hora certa. Onde mesmo pelo caminho que perdemos a capacidade de simplesmente estar?

Talvez pela falta de senso de mundo ou pela pouca idade, crianças são um chamado diário para realidade. Elas vivem o tempo de forma diferente — por vezes imediatistas, claro, mas com uma urgência presente que pode até tirar os pais do sério, mas que nos invoca. Não adianta remoer passado ou ficar ansiosa pro futuro — mesmo em meio a uma pandemia mundial. A cada mamãeeeee, ela tá ali te lembrando que você precisa colorir, dançar baby shark ou brincar.

O tempo para elas é tão relativo que chega a ser poético. As descobertas são tão momentâneas que nos fazem refletir e mudar o nosso padrão. É triste pensar que não lembro desse meu descobrir, mas é maravilhoso poder viver isso através dos olhos da minha Sofia.

--

--